segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A santidade irradia



A beatificação de um servo de Deus não é a da sua obra mas a da sua pessoa. No entanto, a obra é uma irradiação da sua pessoa.  

 No encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora em Brasília, muitos éramos os que admiravam os inúmeros casais de todas as nacionalidades, reunidos na alegria e numa profunda oração. Não é esta a descendência espiritual do Pe. Caffarel? E dizíamos uns aos outros: «Aqui está a irradiação da santidade do fundador das Equipas de Nossa Senhora». 

Sim, a santidade irradia! Se os frutos são santos, as raízes são santas.  Mas é o Pe. Caffarel, a sua pessoa, que apresentamos à Igreja para que a sua santidade seja reconhecida. É a sua pessoa que há que conhecer, amar, rezar. Parece-me conveniente ler e meditar o que ele escreveu: entramos assim no seu universo espiritual, ele põe-nos diante de Deus, a única meta da sua vida. Um santo conduz sempre os seus irmãos e as suas irmãs ao Senhor, à presença de Deus. Mas também é preciso rezar-lhe, pedir-lhe que nos acompanhe, que nos guie… Cria-se um vínculo pessoal, um vínculo que atravessa o céu e a terra, um vínculo simples e familiar. Ele está próximo. 

 Os sinais da sua proximidade relativamente a nós são as graças que muitos recebem pela sua intercessão: graças espirituais. É nesta terra arada pela graça que pode nascer um milagre. 

À luz disto mesmo, como já escrevemos, não hesitem em nos enviar os vossos testemunhos. Mas também peçamos ao Senhor que Se digne responder aos nossos pedidos de um milagre para que o servo de Deus seja reconhecido como beato e possa assim iluminar os casais na caminhada do seu casamento e também iluminar-nos no caminho da oração: o grande desejo do Pe. Caffarel era que pudéssemos fazer a experiência do encontro pessoal com Deus

Pe. Paul-Dominique Marcovits, o.p.
Postulador da causa de Canonização do Pe. Caffarel 

boletim 15 julho 2014

Nenhum comentário: