quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade 2016 foca no saneamento básico


Arcebispo de Ribeirão, Dom Moacir Silva, cita até o combate ao Aedes durante entrevista sobre o tema

F.L. Piton / A Cidade
Dom Moacir: "Esta não é uma preocupação só do Poder Público" (Foto: F.L. Piton / A Cidade)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançaram nesta quarta-feira (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é "Casa comum, nossa responsabilidade" e o objetivo é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas.
"Esta não é uma preocupação só do Poder Público. Cada um pode dar a sua contribuição. Basta nós fiscalizarmos os vazamentos de água e nos preocuparmos com a produção excessiva de lixo", afirma o arcebispo metropolitano, Dom Moacir Silva.
A Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Presbiteriana Unida e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia recomendam que as pessoas se questionem se adotam as seguintes práticas: consumo responsável da água, economia de energia, medidas para evitar o desperdício de alimentos, coleta seletiva do lixo e uso de produtos biodegradáveis.
"Para agir bem, antes precisamos refletir bem", diz o padre André Luiz Massaro. "As pessoas devem pensar, cobrar e se movimentar", completa.
Aedes
Indiretamente, a campanha contribui com a erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Dom Moacir orienta os fiéis a não deixar água parada para impedir a proliferação do inseto. "O tema da campanha prega exatamente isso: a casa é comum, a responsabilidade é nossa", destaca.
A quaresma, período compreendido entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Quinta-Feira Santa, também teve início nesta quarta. "A quaresma é a escuta prolongada da palavra de Deus, é tempo da prática de misericórdia", expõe Dom Moacir.
Nesses 40 dias, a Igreja aconselha os fiéis a jejuar como forma de penitência e reflexão. Na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, a Igreja também sugere que os católicos não comam carne vermelha, tida, antigamente, como símbolo da gula.
F.L. Piton / A Cidade
Lançamento da Campanha da Fraternidade ocorreu na manhã desta quarta-feira, no Palácio Episcopal (Foto: F.L. Piton / A Cidade)

Contribuições ao saneamento básico com pequenos gestos
•Como é o uso da água em sua casa? Ela é usada com cuidado e economia?
•Quais as práticas adotadas em sua casa para um consumo responsável da água? Existe algum hábito que você acredita que poderia mudar?
•Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado?
•Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua?
•Quando você sai de um cômodo iluminado por uma lâmpada tem o costume de apagar a luz?
•Você desperdiça alimento?
•Qual o destino que você dá para aquele óleo de cozinha que não pode ser reutilizado? Deposita diretamente no ralo da pia ou procura acumular para depois reciclar?
•Você tem cuidado com o lixo que produz?
•Separa o lixo orgânico e o lixo reciclável ou eles vão para o mesmo destino?
•Tem preocupação de usar produtos de limpeza biodegradáveis?

Fonte: Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Nenhum comentário: