segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O Reino de Deus é para quem tem Fé. É para quem vive segundo a Fé, fazendo a vontade do Pai!


 1ª Semana do Advento - Segunda-feira
Evangelho (Mt 8,5-11)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
 Resultado de imagem para centuriao e jesus

O Reino de Deus é para quem tem Fé. É para quem vive segundo a Fé, fazendo a vontade do Pai. Na Mesa do Banquete, junto com os Patriarcas Abraão, Isaac e Jaco, muitos sentarão. É o Povo de Deus, do Oriente e do Ocidente, de todos os lugares, que levaram uma vida de Fé, de Comunhão com o Pai. Com o nosso Batismo, com o nosso esforço, com a nossa dedicação, com a nossa vida vivida de maneira irrepreensível e sem pecado, ou dele arrependido, ainda alcançaremos o Banquete do Céu. Devemos perseverar na Fé, dia e noite sem cessar. Perseverar na Oração. Perseverar no dia a dia, fazendo de tudo para não se deixar corromper ou cair nas ciladas do mundo. Que alegria quando me disseram: vamos à Casa do Senhor. E agora, os meus pés já se detém em tuas portas, Jerusalém. 

 Para lá, sobem as Tribos de Israel, as Tribos do Senhor. E sobem para Louvar. E sobem cantando Cânticos de Louvor e de Agradecimento, conforme a Lei de Israel. Jerusalém é a sede da Justiça, pois lá está o Trono de Davi. Rogai ao Pai que vivas bem, Jerusalém, e em segurança os que te amam e habitam. Jerusalém, que a Paz esteja em Ti. Jerusalém, que a Paz de Deus esteja em Ti. Na primeira leitura, no livro do Profeta Isaías, nos diz que o dia da Glória do Senhor vai chegar, e, neste dia, o Povo do Senhor terá Esplendor e Glória, e o Fruto da Terra será de grande alegria para os sobreviventes. O Profeta nos diz que o Reino de Deus será reconstruido com esses Sobreviventes. Os que foram deixados para trás, lá em Sião. Com os sobreviventes de Jerusalém. É com este Povo, que não serviam para nada, envelhecidos e adoecidos, mas, homens, mulheres,  Jovens, pessoas de Fé, Santos de Deus. E quando o Senhor lavar o sangue do Pecado de Sião e de Jerusalém, construirá uma Tenda, um Abrigo. Construirá um Abrigo para acolher os Filhos de Israel. O Profeta nos antecipa a Aliança de Deus para com o seu Povo. E nós somos o Povo de Deus. Somos chamados para o Reino de Deus, como Herdeiros da Promessa. 

Como Herdeiros da Aliança. No Evangelho de Hoje, Jesus Cristo se encontra com um Oficial Romano, em Cafarnaum. Neste encontro, o Oficial Romano suplica a Jesus, a cura de um empregado, que está doente e na Cama. O Oficial professa a sua Fé Plena em Jesus. O Oficial diz que  não é digno de receber Jesus em sua casa, mas, mesmo assim, tem Fé e Acredita. Tem Fé e Esperança. Mesmo pecador, sabe que Jesus Cristo é a Salvação. Mesmo não sendo digno, acredita Jesus. Deposita em Cristo toda a sua Esperança. É uma entrega Plena e Completa. Uma entrega que dar sentido à vida. Que traz cura para a vida. Jesus é a nossa Esperança. Hoje e Sempre, é a nossa Esperança. É com Ele e por Ele que somos convidados para o Banquete no Reino do Céu. É com Ele e por Ele que experimentamos a Fé Verdadeira, Orante, e Confiante. É por Ele e com Ele, que Deus nos confiou o convite. É no Evangelho de Hoje que temos, também, o exemplo de Fé de um Romano, de um Oficial do Exército Romano, Estrangeiro por excelência, mas, Homem de Fé, que declarou a sua Fé em Deus, por Jesus e na presença de Jesus. 

Primeiro, precisamos ter a Fé do Oficial Romano, quando disse, Senhor, eu sei tu podes curar meu empregado. Segundo, Precisamos ter a Humildade do Oficial Romano, quando disse, eu não sou digno de vá em minha casa. Terceiro, o Oficial se despiu de toda honraria de Oficial Romano, de todas as suas Armas e Poder,  e acreditou e Confiou que apenas e tão somente Jesus poderia curar o seu empregado - Teve Fé. Precisamos, também, Ter Fé. Pai, peço que me ensine a ter Fé. Pai, peço que me ensine a ter Fé. Pai, peço que me ensine a perseverar. Pai, peço que me ensine a viver a Plenitude da Fé. Peçamos a Maria Mãe do Divino e Perpétuo Socorro que nos fortaleça na Oração Diária. Amém. 

Bom Dia! Jorge Jazon, Equipes de Nossa Senhora. Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: