sábado, 9 de março de 2019

Equipes de Nossa Senhora - Orientações 2019 - “NÃO TENHAM MEDO, SAIAMOS...”,

Carta mensal 523


Queridos amigos equipistas, Primeiramente gostaríamos de desejar um ótimo e abençoado ano a todos.
Um novo ano se inicia e o Movimento mais uma vez nos oferece grandes possibilidades de crescimento através do Tema de Estudo e das Orientações para 2019.

Vejamos:
Iniciando uma nova etapa de formação, o Movimento através do Encontro de Fátima nos apresenta a orientação geral que deverá nortear os nossos temas nos próximos anos de 2019 a 2024.
Sendo assim, em 2019 o tema Reconciliação - Sinal de Amor está baseado na parábola do Filho Pródigo à luz do Evangelho de Lucas 15, 11-32. Esta foi qualificada como a obra mestra de todas as parábolas de Jesus, na qual o evangelista comenta situações que encerram variadas atitudes humanas e familiares, como a liberdade, a responsabilidade, a saudade, o retorno, a alegria, a festa, a reconciliação, a graça etc., que são traços universais da vida.

E com o lema: “Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos” (Lc 15, 20).
Isso quer dizer que: Não podemos ser indiferentes ao convite que a Igreja e o Movimento nos fizeram repetidamente nos últimos anos, para que respondamos
de forma coerente como corresponsáveis pela construção de um mundo guiado pelos valores que sustentam nosso caminho de fé, na graça sacramental de nossa conjugalidade.

É por isso que a orientação geral para os próximos seis anos, “NÃO TENHAM MEDO, SAIAMOS...”, procura concretizar a nossa condição de discípulos missionários, não como uma saída para a conquista de quilômetros ou números, não como uma saída para fazer proselitismo a fim de alimentar nossas vaidades, senão como uma saída que o fogo do Espírito nos leva a tocar e a ajudar a curar as feridas de nossas periferias que podem estar fora e, até mesmo, dentro do Movimento.

Esse sair não abandona nem negligencia, de modo algum, a nossa essência; pelo contrário, é uma saída que leva consigo tudo o que somos, que continua cuidando e cultivando este nosso Ser Equipista A orientação específica para o primeiro ano deste novo ciclo é um convite para servir dentro e fora do Movimento, sem ignorar nossas próprias fragilidades, que também necessitam ser atendidas, e sem deixar de cultivar nosso caminho espiritual.

A este respeito, somos encorajados pelas palavras do Papa Francisco, em sua recente Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: “... Somos chamados a viver a contemplação mesmo no meio da ação, e santificamo-nos no exercício responsável e generoso de nossa missão” (GE 26).
A partir da animação que cada um de nós oferece em seu serviço, propomos três linhas de ação:

1. Saiamos para servir, discernindo.
2. Saiamos para servir, a partir da vivência plena dos PCE.
3. Saiamos para servir, conhecendo e divulgando.
 
Saiamos para servir, discernindo em nosso entorno os desafios que podemos responder como Movimento. Viver a Missão a partir do nosso carisma, abordando os desafios sobre os quais nos propomos a atuar, partirá sempre de três premissas:
a) Realizá-la em casal;
b) Compartilhá-la em Equipe;
c) Contando com o impulso e o respaldo do Movimento.
Há inúmeros desafios que podemos discernir dentro e fora do Movimento.
Para dentro do Movimento:
O crescimento que o Movimento alcançou nos últimos anos nos deve questionar sobre vários pontos:
• A nossa Província / Região / Setor tem sido uma parte ativa deste crescimento?
• De que forma estamos inculturando a proposta das ENS para realizar a expansão?
• As nossas Equipes e os quadros de Casais Responsáveis vivem fielmente a pedagogia do Movimento?
• Nossos quadros de Casais Responsáveis possuem uma sólida formação?
• Nossa Equipe e as Equipes do nosso Setor, Região, Província, Super- Região são verdadeiras Equipes de Nossa Senhora, onde se vivem o Carisma, a Mística e a Pedagogia com fidelidade?
Esta linha de ação não é apenas para os quadros de Casais Responsáveis; é uma revisão crítica e construtiva do nosso “ser equipista” em todos os níveis do Movimento.

Para fora do Movimento:
Incentivar e formar na arte do acompanhamento, promovendo novas iniciativas e fortalecendo as já existentes.
• Os primeiros anos de vida conjugal;
• As etapas de crises e dificuldades;
• As situações complexas derivadas de fracassos, abandonos e incompreensões;
• A preparação para o casamento;
• As segundas uniões (novas núpcias);
• As viúvas e os viúvos;
• Os idosos.
No Brasil já temos várias propostas que atendem a esse apelo como:
• As Experiências Comunitárias,
• As EJNS que trabalham com os jovens onde temos casais acompanhadores;
• As Comunidades Nossa Senhora da Esperança, que trabalham com viúvos, viúvas e pessoas sós;
• O “Crescer no Amor”, que trabalha com casais que coabitam e não têm o sacramento do matrimônio também acompanhados por casais equipistas;
• A Pastoral Familiar, que atua com os jovens casais, preparação para o matrimônio e casais de segunda união, com cerca de 75% de casais equipistas atuando.
E em todos esses serviços necessitamos de muitos operários ainda.
Devemos incentivar sempre, particularmente esse ano, a assumirem, na medida do possível, sua missão junto das respectivas comunidades, particularmente na Pastoral Familiar, a partir da vivência plena dos PCEs.


Saiamos para servir, a partir da vivência plena dos PCEs. Por isso, deve-se promover e trabalhar o sentido profundo da partilha do PCE na Reunião de Equipe. Na prática dos PCEs e na dinâmica da participação, aceitamos Cristo, permitimos que Ele nos envolva, para poder ser seu testemunho ao sair.
É um propósito concreto deste ano: fortalecer a vivência da partilha.
Neste ano iremos dar maior ênfase ao PCE Regra de Vida.
 
Saiamos para servir, conhecendo e divulgando. A riqueza que o Movimento sempre colocou ao nosso alcance deve ser disseminada, aproveitada e colocada
em prática, fazendo-a chegar a todos os equipistas de base.
Como podem ver, temos muito a fazer e a crescer na fé e na espiritualidade.

Mãos à obra.
 
Afetuoso abraço.
Lu e Nelson
CR Super-Região

Nenhum comentário: