terça-feira, 13 de maio de 2008

58 anos das ENS no Brasil




Amados irmãos:
No dia 13 de maio próximo, celebraremos os 58 anos das Equipes de Nossa Senhora no Brasil.
Dia de ação de graças! Oportunidade para voltarmos os nossos olhares para o longínquo 13 de maio de 1950. Nessa data, os casais Atienza e Domingos, Áurea e Andreotti, Cecília e Pedro Santoro, Mercedes e Alberto Cruz, Nancy e Pedro Moncau, e Sally e Arthur Vol­pi reuniram-se pela primeira vez, em São Paulo, dando início ao movimento das ENS no País. O SCE desta primeira equipe foi o Padre Oscar Melanson.
Essa primeira equipe abriu-nos a perspectiva da espiritualidade conjugal e de uma longa história de serviços aos casais e à Igreja.
A singeleza da narrativa impede-nos vislumbrar as riquezas da vocação ao amor conjugal, à santidade, à busca da perfeição cristã pre­sentes numa história tão cheia de vida e amor como a nossa. No cerne do convite à reflexão está o desejo de rever os critérios, os sentimentos, os projetos e ações que alimentaram a nossa história, pois “onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração” (Mt 6,21). Sairemos enriquecidos ao descobrir como tudo isso “amarrou” os nossos destinos e nos mantém unidos até os dias atuais.
O poeta Mário Quintana ajuda-nos a penetrar no espírito desta herança:“O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforma no melhor que podemos ser.”
Há um caminho de transformação traçado por Deus que nos conduziu ao Seu amor incondicional, imotivado e espontâneo. O Amor de um Pai que promete o seu espírito e a sua graça aos que nEle depositam a sua esperança. Amor que se manifesta no Filho, enviado pelo Pai, que voluntariamente entrega sua vida para salvar a humanidade.
Foi o desejo de amar como Jesus ama que fez Nancy e Pedro Moncau, lá no final dos anos 40, sair à busca de um alimento espiritual capaz de dar “vida nova” ao seu amor conjugal. Na busca perseverante das razões da sua esperança (cf. 1Pd 3,15), Nancy e Pedro conhecem o Padre Caffarel e são escolhidos por Deus para iniciarem as ENS no Brasil.
A seiva do amor fez a “árvore” crescer. O Movimento está presente em 23 unidades da federação. Somos cerca 3000 equipes, 18000 casais e 2000 conselheiros e acompanhantes espirituais.
Aproveitemos o mês de Maria para nos refugiar nos braços da Santa Mãe de Deus e suplicarmos pela graça da fidelidade, para que as raízes da “árvore” ganhem profundidade e possam sustentar o seu crescimento em extensão diante dos ventos adversos enfrentados pelas famílias do nosso tempo.
Graça e Roberto, CRSR

Nenhum comentário: