quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As nossas Equipes são clubes fechados ou comunidades onde os casais são amados?

“Vai, e também tu, faze o mesmo!” (Lc 10,37)


O ano de 2012 é muito especial para nós, equipistas brasileiros. Pela primeira vez o Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora acontecerá fora da Europa.Nós temos o privilégio e a alegria de sediar o Encontro, nesse ano, aqui no Brasil. Tudo que vamos fazer requer uma preparação. O Tema de Estudo desse ano será em preparação para o nosso XI Encontro Internacional que acontecerá em Brasília, em julho próximo. Propõe uma profunda reflexão sobre o itinerário ideal da vida cristã. O texto que será o fio condutor do próximo Encontro será o da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 30-37).

A parábola do Bom Samaritano é tão conhecida que podemos perder o sabor e o sentido que dela podemos tirar para a nossa vida. Sabemos bem que Jesus muda a ordem das coisas: não se trata de saber quem é o meu próximo, mas de me fazer, eu, o próximo de qualquer homem e mulher. Assim, para o discípulo de Jesus, não há mais estrangeiro. Todo homem torna-se próximo para mim, na medida em que eu o considero como um irmão. Sem dúvida, temos ainda muito trabalho para concretizar nas nossas vidas o ensinamento do Senhor, é preciso OUSAR O EVANGELHO.

Neste gesto do samaritano, a Igreja de todos os tempos reconhece um aspecto fundamental da sua missão: a de levantar todos os homens e mulheres caídos nos caminhos da vida. E nas ENS esse caminho se faz através da vivência e do testemunho dos valores da vida conjugal.

As nossas Equipes são clubes fechados, “reservados a sócios”, onde é “proibida a entrada aos estranhos”, ou comunidades onde são amados e têm lugar todos aqueles casais que a vida atira para a beira da estrada, mas que com a nossa ajuda e testemunho conseguem redescobrir os valores da vida conjugal como caminho de santificação e felicidade plena?

Tantas são as partilhas que escuto sobre as maravilhas que as Equipes fizeram nas vidas de tantos casais que conseguiram entender o sentido do matrimônio, depois que entraram no Movimento das ENS! Quantas equipes “enfraquecidas” podem ser fortalecidas com a abertura a novos casais que, por sua vez, serão igualmente fortalecidos com a riqueza da vivência de uma equipe!

A Igreja tem suas regras, as ENS têm suas regras. Por exemplo, é bom não faltar à missa aos domingos; é bom ir às reuniões mensais etc. Mas se, no resto da minha vida, esqueço as exigências evangélicas do amor, arrisco passar ao lado do meu irmão ferido. Estou do lado do sacerdote e do levita, ou do lado do samaritano? Também a mim, Jesus diz-me: “Vai, e também tu, faze o mesmo!” (Lc 10,37)



Bom ano equipista a todos! Um abraço com carinho.



No Coração de Jesus,



Pe. Miguel Batista, SCJ

SCE da Super-Região Brasil

FONTE: Carta Mensal fevereiro 2012 http://www.ens.org.br/site/index.php?secao=4&edicao=201202&texto=566







Nenhum comentário: