sexta-feira, 20 de março de 2015

O PEREGRINO E O TURISTA


O peregrino e o turista são pessoas que se parecem muito em alguns aspectos, mas na verdade existem mais diferenças do que semelhanças entre ambos.
O turista está somente de passagem pelo lugar. Ali não é a sua morada. O peregrino também está somente de passagem. Essas são as semelhanças entre ambos.
Agora vamos ver as diferenças existentes entre eles. Primeiramente quero analisar como um turista se comporta em um lugar que nunca esteve ou que está voltando após um longo período longe do mesmo.
O principal objetivo do turista é ir para algum lugar ou lugares diferentes onde possa desfrutar de coisas diferentes, descansar e esquecer por algum tempo as coisas rotineiras que fazem parte da sua vida.
Ele fica extasiado, se gosta, com as belezas do lugar. Admira ou estranha a maneira como as pessoas vivem. Completamente diferente, muitas vezes, de como vivem em sua terra natal. Tudo para ele é maravilhoso no momento, mas, depois as conclusões tiradas é que valem.
Para o turista, tudo vale o preço que ele paga, pois economizou para se divertir e a diversão não tem um preço estabelecido.  É facilmente distinguido pela população por vestir-se de uma forma bem esportiva e diferente da cultura local e também por carregar consigo uma infinidade de malas, bolsas e sacolas.
Compra objetos para depois recordar os lugares por onde passou ou para mostrar aos amigos, com orgulho, as suas aventuras turísticas.  Na maioria das vezes anda em grupo e sempre acompanhando um guia local para não se perder e conhecer um pouco da cultura.
Ele é “amado”, admirado e bem tratado pelos anfitriões segundo a quantidade de compras e outros gastos que faz.
Enfim, o turista é uma pessoa que passa por algum lugar diverte-se, descansa sai da rotina. Depois volta para a sua cidade e retoma as atividades rotineiras e estressantes da vida. Agora ele não é mais um visitante. Liberta os problemas aprisionados no esquecimento e começa a tentar resolver os primeiros que batem à porta da nostalgia de uma féria que acabou.
Porém. O peregrino como já disse, é uma pessoa que está de passagem por um determinado lugar. Normalmente é alguém que não está satisfeito com o lugar onde vive. Sai da sua terra, deixa amigos e parentes e vai em busca de um lugar melhor para viver. Ele fica por um tempo num lugar, depois vai para outro.
Empreendendo muitas vezes longas jornadas em busca de coisas melhores. Na verdade não é uma pessoa errante, caminhando sem destino. O peregrino sabe muito bem o que quer e para onde está indo.
Por onde passa é admirado pelas suas qualidades. Mas, também pode causar espanto por ser um estrangeiro em terra estranha. É uma pessoa rara, extraordinária e excepcional. Na verdade o peregrino é um estrangeiro passando por uma terra estranha, carregando consigo o fardo da esperança de dias melhores para sua vida.
Amigo leitor. Apresentei até aqui dois tipos de gente definidas como o turista e o peregrino. Agora veremos que no âmbito espiritual também podemos reconhecer esses dois tipos de gente.
Os salvos por Jesus Cristo, na verdade, são peregrinos neste mundo. Sabem que a sua pátria não é aqui. Carregam o fardo da esperança de uma nova vida com Jesus no céu. O peregrino, nesse sentido, aguarda o grande dia do encontro com o Senhor. Seja apos sua morte ou quando Jesus voltar para buscar os seus remidos. Então, o salvo que peregrina por este mundo está sempre preparado para a partida. O mundo não é o seu lar. Ele sabe que haverá um novo céu e uma nova terra para ele viver.
“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. Isaías 66:17

“Ouve,  SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais”.  Salmos 30:12
O grande desafio do peregrino, estrangeiro neste mundo é manter o caráter e a postura de um cidadão, mas não deste mundo, e sim um cidadão do céu. Prosseguir neste mundo sem se corromper com o pecado e manter vivo os mandamentos do Senhor em uma terra estranha.
Não se identificando com o mundo, para que o mundo saiba que é um cidadão do céu. Ele é admirado e ao mesmo tempo um espanto para muitos.
“Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos”. Salmos 119:19
Sendo diferente do turista que olha para o mundo e só pensa em desfrutar dos prazeres oferecidos por ele, que mais tarde, a lembrança será sua única companheira nas horas mais difíceis da vida.
A minha pergunta é a seguinte. Com qual tipo de pessoa você se identifica: com o turista ou com o peregrino?  Caso a sua resposta tenha sido o turista. A minha recomendação é a seguinte. Deixe de ouvir os guias que ensinam somente os costumes e as tradições deste mundo.
Pare de se encantar com as lindas palavras, mas, vazias dos falsos profetas e passe a ouvir o verdadeiro guia que é Jesus Cristo. Ele é o único caminho que pode te levar para o céu. Guiado pelo seu amor e pelo seu poder, você poderá entrar nas mansões celestiais preparadas por Jesus, para quem Nele crer.  Ali desfrutarás a verdadeira vida. Estude a bíblia que é a Sua palavra e passe a viver como um peregrino neste mundo, caminhando rumo ao lar celestial.

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”. 1  Pedro 1:17
http://servepr.org/o-peregrino-e-o-turista/

Nenhum comentário: