quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Falece o Irmão Antônio Cecchin, aos 89 anos

Faleceu na manhã desta quarta-feira (16/11), no Hospital São Lucas da PUCRS, aos 89 anos, o Irmão Antônio Cecchin. Vítima de falência múltipla de órgãos, o Irmão estava internado para o tratamento de uma fratura na bacia.
O Irmão tinha 73 anos de Vida Religiosa Marista e era reconhecido pelo seu expressivo engajamento social e político, sobretudo a movimentos ligados à ecologia. O velório será realizado hoje, a partir das 14h, na Capela da Casa São José, em Viamão,  onde, às 17h30min, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento, no Cemitério Marista de Viamão.
Natural de Santa Maria, o Irmão ingressou na congregação em 1937, na Capital, onde também realizou seus primeiros votos religiosos, em 1944. Conhecido como um profeta da ecologia, ele ajudou a fundar inúmeros grupos ligados à ação pastoral e ecológica. Era formado em Letras Clássicas e em Ciências Jurídicas e Sociais. Recentemente, em uma entrevista para o Instituto Humanitas Unisinos, citou que "Deus só tem um lado, o dos pobres".
Foi militante de movimentos sociais, organizou catadores de lixo e cooperativas de reciclagem e fundou diversos organismos, como a Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), a Pastoral da Ecologia, a ONG Caminho das Águas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Foi também o criador da Romaria da Terra e da Romaria das Águas. Nos últimos anos desenvolveu atividades pastorais nas periferias da região metropolitana de Porto Alegre, foi assessor de Comunidades Eclesiais de Base, de catadores e de recicladores, e coordenou o Comitê Sepé Tiaraju e a Pastoral da Ecologia do Regional Sul III da CNBB. Foi autor de muitos artigos e escreveu o livro Empoderamento Popular: Uma pedagogia de libertação (Porto Alegre: Estef, 2010). Sobre ele foi publicada a obra Profeta da Ecologia.

Nenhum comentário: