terça-feira, 13 de setembro de 2011

A formiga e o grão de trigo.

Leonardo da Vinci foi um gênio. Viveu na Itália dos séculos XV e XVI, perto de Florença. Artista célebre, autor do quadro da Última Ceia, foi também escultor, arquiteto, físico, engenheiro, músico e escritor. É nessa última atividade que vamos encontrar uma fábula que escreveu (ou que, pelo menos, se atribui a ele). É sobre a formiga e o grão de trigo.

"A colheita havia terminado e um grão de trigo ficou esquecido no campo. Sem poder fazer outra coisa senão permanecer onde estava, aguardando a chuva que poderia escondê-lo debaixo da terra, ele ficou ali até que uma formiga o descobriu, segurou-o em suas pinças, e partiu com ele em direção ao formigueiro onde morava, caminhando penosamente pelas irregularidades do terreno. A certa altura do caminho, sentindo-se cansada, a formiga parou e soltou o grão de trigo, que, ao se ver novamente no chão, perguntou:

- Por que você não me deixa aqui mesmo? Eu sei que está sendo cada vez mais difícil me carregar para sua
casa.
- Não posso fazer isso - respondeu a formiga- Nem eu, nem formiga nenhuma, porque nossa tarefa é levar para o formigueiro tudo o que nos possa servir de alimento. Do contrário, nós, que somos muitas, ficaremos
sem provisões suficientes para nos alimentarmos durante o inverno.

- Mas eu sou uma semente - retornou o grão de trigo - e o meu destino é gerar uma nova planta, e não ser comida por quem quer que seja. Por isso, vou lhe fazer uma proposta: se você me deixar aqui, dentro de um
ano eu poderei lhe dar em troca cem grãos de trigo iguais a mim, cem grãos que irão abastecer o depósito do seu formigueiro e servirão para alimentar todas vocês por algum tempo. Pense nisso.

- Cem grãos? Iguais a você?

- Isso mesmo.

- Mas como isso será possível?

- Este é o grande mistério da vida, formiga, o do ‘crescei e multiplicai-vos’. Não tenho como lhe explicar isso agora, mas basta você cavar um buraco pequeninho, me enterrar dentro dele, e voltar daqui a um ano para buscar o que estou lhe prometendo. Confie em mim e não se arrependerá.
E a formiga confiou, tanto que fez tudo o que lhe foi recomendado. No ano seguinte, ao retornar àquele mesmo lugar, encontrou o grão de trigo transformado numa planta carregada de sementes, e aí, então, ela pôde receber, grão por grão, tudo o que lhe havia sido prometido meses antes."

Moral da história? "Quem planta, colhe!". E não só isso: o também como é importante saber confiar. Em nossas famílias, por exemplo: confiar nos pais, confiar nos filhos, o marido confiar na mulher, a mulher confiar no marido, e por aí vai. O Senhor mesmo manda termos confiança, pois Ele venceu o mundo! Como confiamos?

Ah, quantas lições que vêm de um inseto tão pequeno e, ao mesmo tempo, tão grande, tão forte, tão decidido e trabalhador!

Obrigado, amigos que acompanharam mais esta edição de Palavra Viva pela Rádio Cultura. Até quarta-feira
que vem, as 08h30min, e no domingo ao meio-dia, após o Ângelus de Sua Santidade o Papa Bento XVI, se Deus quiser!

Escrito por: Carlos Martendal
programapalavraviva@gmail.com

Nenhum comentário: